segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Paragominas comemora mais um Círio de Nazaré

Foto: Bruno Nascimento

O terceiro domingo de novembro, agora instituído por Lei Municipal, é comemorado o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior festa do povo católico da Rodovia Belém-Brasília, segundo romeiros e seguidores da Virgem de Nazaré.
Logo mais, por volta das 8 horas, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré sairá da Igreja Católica do bairro Promissão III e depois de percorrer várias ruas da cidade, chegará à Igreja Matriz, localizada na Praça Célio Miranda.
Durante o trajeto, serão feitas várias homenagens, com chuva de papel picado e fogos. As ruas estão repletas de fiéis que se desdobram para conseguir um lugar mais próximo da imagem. A corda, tradicional entre os promesseiros da capital do Estado, também é marca registrada no Círio de Paragominas. Além do mais, várias pessoas são vistas carregando pequenos objetos, como maquetes de casas e tijolos, outros, com dificuldades, mas sem reclamações nenhuma, agradecem durante a caminhada as graças alcançadas.
Os padres Deusamado Moura e José Calazans e seus auxiliares, além da Guarda de Nazaré, este ano muito maior que no ano passado, circundam a imagem e conduzem a multidão. Segundo estimativa da própria Igreja Católica, são esperadas 70 mil pessoas, oriundas não apenas dos bairros periféricos, mas das comunidades rurais e de outras cidades do Pará e de outros estados do País.
Ao término da Procissão será celebrada uma Missa ao ar livre e após o ato religioso os promesseiros e fiéis poderão almoçar no Salão Paroquial ao lado da Igreja Matriz. Nesse momento, já se houve os estampidos dos fogos e as orações de quem acredita na salvação através da fé na Mãe de Jesus.

Jorge Quadros, de Paragominas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o ParagoNews

Minha lista de blogs