quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Cursos da UFPA não poderão realizar novas matrículas em 2013


Pedagogia, Letras e Engenharia Mecânica tiveram o vestibular suspenso. Ministério da Educação informou decisão em lista publicada nesta quarta.


Do G1 PA

Os cursos de Pedagogia (Licenciatura - Breves), Letras (Licenciatura - Breves e Bragança) e Engenharia Mecânica (Belém) da Universidade Federal do Pará (UFPA) não poderão realizar matrículas de novos alunos aprovados no vestibular 2013.
Os cursos apresentaram resultados insatisfatórios no conceito preliminar de cursos (CPC), índice do Ministério da Educação (MEC), nos anos de 2008 e 2011. O curso de Geografia teve a autonomia suspensa pelo mesmo motivo.
A lista com os cursos que terão o vestibular suspenso em todo o país foi divulgada em despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (19) pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do MEC. De acordo com o documento, a proibição do ingresso de novos alunos nos cursos com baixo rendimento no CPC é uma medida cautelar.
A situação, porém, pode ser revertida se as pendências detectadas pelo Ministério forem resolvidas e se a avaliação dos cursos apresentarem melhoras nos relatórios bimestrais que serão preparados por uma comissão do MEC. Assim, o vestibular poderá voltar a ser autorizado.
A UFPA se manifestou por meio de nota divulgada na noite desta quarta-feira (19), na qual diz estar  tomando todas as providências para corrigir as situações dos cursos com desempenho não satisfatórios na avaliação do Ministério.
Diferente da informação divulgada pelo MEC, a Universidade diz que o resultado não afeta a realização de processos seletivos ou matrículas de novos alunos.
Na tarde desta quarta-feira foram realizadas reuniões entre a Reitoria e gestores das faculdades para avaliar a situação de cada curso e iniciar a elaboração de propostas de melhorias.
“Esse resultado contraria o que se observa em relação as melhorias e resultados obtidos pela UFPA nos últimos anos, sendo que o conceito geral da própria universidade recentemente subiu de nota 3 para nota 4, em uma escala de 0 a 5”, afirma o reitor da universidade, Carlos Maneschy.
A UFPA garante que a administração superior da universidade garante que elaborará os Planos de Melhorias solicitados pelo Ministério em relação aos cursos e espera que a avaliação final dessas graduações melhore após as visitas das comissões enviadas pelo MEC.
Entenda o conceito preliminar de cursos (CPC)
O CPC  tem como critérios o rendimento dos alunos, a infraestrutura e o corpo docente. Para contabilizar a nota do conceito, o desempenho dos estudantes conta 55%, a infraestrutura representa 15% e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa em 15% do total; a dedicação integral, 7,5% e o número de doutores, também 7,5%.

Os cursos de Letras (Licenciatura) e Engenharia Mecânica obtiveram nota 2 em 2008 e 2011; já o curso de Pedagogia (Licenciatura) obeteve nota 1 em 2008 e 2 em 2011. As notas são consideradas baixas e a nota máxima é 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o ParagoNews

Minha lista de blogs