quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Hydro desenvolve projeto pioneiro de educação digital em Paragominas


Projeto “Ipads CASECA” irá beneficiar cerca de 1000 crianças do município

No Aniversário de Paragominas, a Hydro entregou ao CASECA e a cidade o Projeto “Ipads CASECA”. A solenidade contou com a presença de representantes da Hydro, do Prefeito Paulo Tocantins e da ONG África Startup.

Promover o aprendizado e estimular a criatividade por meio do uso de Ipads é o que irá permitir o Projeto, “Ipads CASECA”, desenvolvido pela Hydro em parceria com a Prefeitura Municipal de Paragominas (PA).

A Hydro é uma empresa norueguesa com participação global no setor de alumínio que em Paragominas desenvolve atividades na área de mineração de bauxita, matéria prima para a produção do metal, através da Hydro Paragominas. Em 2011, representantes do Sindicato de empregados da Hydro na Noruega realizaram uma visita à mina e ao município e tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelo CASECA, ficando impressionados com a instituição.

De volta à Noruega os representantes buscaram a parceria da Hydro, que desde o principio apoiou inteiramente o desenvolvimento do projeto “Ipads CASECA”, e a partir de então foram angariados recursos e firmada parceria com a África Startup, instituição de caridade com sede também naquele país, que possui experiência em projeto semelhante realizado na Gâmbia, país localizado na parte ocidental da África.
O Projeto “Ipads CASECA” é um projeto piloto, e pioneiro no Pará, que prevê a educação digital a partir do uso de Ipads. Estes aparelhos, de tecnologia inovadora e produzidos em alumínio, consistem em um computador em forma de prancheta, com tela sensível ao toque, que possibilita desde o envio de emails, a navegação pela internet, até ler e estudar, tudo por meio de aplicativos, os “apps”, que podem ser adquiridos através de downloads realizados pelos usuários.

As crianças e adolescentes do CASECA terão a oportunidade de utilizar 15 Ipads, que foram instalados em uma sala da instituição na ultima segunda, 14 de janeiro, em mesas de alumínio também entregues pela Hydro, que permitirão aos alunos fazer uso dos aparelhos e desenvolver o aprendizado e a criatividade, através dos apps e de um plano pedagógico dividido em módulos e desenvolvido especialmente para eles.

A idéia central do “Ipads CASECA” é que o aprendizado ocorra naturalmente, possibilitando aos alunos aprender a cada novo módulo e superar desafios todos os dias durante o uso dos aparelhos. Os Ipads serão uma ferramenta adicional para atingir outras possibilidades educacionais que ao contrário não poderiam ser alcançadas.

A coisa mais importante para nós é tornar crianças curiosas sobre tecnologia e suas possibilidades, e levá-las a entender que, ganhar o conhecimento, é a chave para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade como um todo”, ressalta Gilbia Portela, representante da África Startup que está em Paragominas apresentando o material didático que auxiliará as aulas e realizando o treinamento de professores e técnicos do CASECA que conduzirão o aprendizado.

A parceria com a África Startup prevê ainda o acompanhamento do Projeto, com visitas presenciais por um ano, e o desenvolvimento de atividades de formação que podem incluir várias áreas do conhecimento, como meio ambiente, idiomas, lógica e empreendedorismo. O modulo inicial prevê o ensino de habilidades básicas sobre tecnologia. O acordo com a Hydro tem amplitude de 4 anos e compreende uma avaliação anual do projeto.

A Prefeitura de Paragominas, através da Secretaria de Ação Social, e a coordenação e técnicos do CASECA, serão os responsáveis pela condução do Projeto. A Prefeitura é importante parceira do “Ipads CASECA” sendo a responsável pela instalação de internet wifi no Centro com capacidade de conexão para todos os ipads, o que possibilitará o download de futuros apps e outras informações, como fotos e músicas, que contribuirão para o desenvolvimento das aulas. A Hydro Paragominas será o representante local da empresa para apoio ao Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o ParagoNews

Minha lista de blogs