terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Programa Nacional de Habitação Rural vai contemplar 500 famílias em Paragominas


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater); a Prefeitura Municipal de Paragominas, no nordeste do estado; o Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Banco do Brasil e outras instituições governamentais, se reúnem nesta quinta-feira, 24, para o lançamento do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Criado no âmbito do programa "Minha Casa, Minha Vida". O benefício, que contempla agricultores familiares e trabalhadores rurais, deve atender 500 famílias no município.
A reunião se propõe à formação do Comitê Gestor para o gerenciamento do processo, que inclui a seleção dos agricultores, a regularidade das famílias e a elaboração do projeto para a construção da habitação. Cada família do chamado Grupo de Renda I, que recebe até R$ 15 mil, terá direito a R$ 30.500,00, via Banco do Brasil, para a construção do imóvel. Do valor total, 96% serão subsidiados pelo Governo Federal e o restante será pago pelas famílias em quatro anos.
À Emater cabe a visita técnica às famílias de agricultores selecionadas no processo, para a realização de um diagnóstico da propriedade, que deve gerar a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf). A declaração é documento obrigatório para o acesso ao programa. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Rosomiro Batista, a empresa já começou a realizar o trabalho em outros municípios paraenses, mas o benefício deve chegar a todas as regiões do estado. “Em Paragominas, o trabalho de mapeamento das famílias deve acontecer até junho, para que a construção das casas seja iniciada até a segunda quinzena de agosto”, informou.

Texto:
Iolanda Lopes - Emater
Fone: (91) 3256- 5410 / (91) 9168-0535

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o ParagoNews

Minha lista de blogs