Foto: Divulgação.
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou nesta terça-feira (15) o listão dos aprovados nos Processos Seletivos 2013. Este ano, mais de 106,6 mil candidatos participaram do certame, realizado em três etapas, em busca das 3.262 vagas ofertadas pelo Processo Seletivo (Prosel) e pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise), em 23 cursos de graduação.


O número recorde de inscritos faz da seleção da Uepa, em termos percentuais, um dos maiores vestibulares do Brasil. A Universidade é a única instituição de Ensino Superior que teve 106 mil candidatos disputando as 3.262 vagas em 16 municípios, em todas as fases dos Processos Seletivos. Se comparado à Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), por exemplo, esta oferta 11 mil vagas para 150 mil candidatos em 25  municípios do Estado de São Paulo e duas outras instituições de ensino.

A primeira prova foi realizada no dia 2 de dezembro, quando os candidatos responderam a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia. No dia 3, a seleção continuou com 60 questões objetivas de conhecimentos gerais e Língua Estrangeira.

Passaram para a terceira e última fase dos Processos Seletivos, que foi realizada no dia 16 de dezembro, apenas 13.286 candidatos. Na ocasião, eles responderam a 54 questões objetivas, incluindo Língua Estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos.

Este ano, o curso mais concorrido é o de Medicina em Marabá, que no Prosel, chegou a 183,10 candidatos por vaga. Na terceira etapa do Prise, a disputa mais acirrada está no curso de Educação Física, 2º semestre noturno, em Belém, que tem 10,54 candidatos por vaga.

Os candidatos aprovados nos Processos Seletivos 2013 devem se matricular no período de 21 a 24 de janeiro de 2013. O início das aulas está previsto para o dia 18 de fevereiro.

Fonte: UEPA