terça-feira, 22 de abril de 2014

Sems pretende vacinar 18 mil pessoas durante a campanha nacional de vacinação contra a gripe



A Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar em Paragominas 18 mil pessoas durante a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A imunização ocorrerá entre os dias 22 de abril e 9 de maio. Quem faz parte do público alvo, deve procurar o Posto de Saúde, mas próximo de sua residência e se vacinar. 
Com o objetivo de atualização e planejamento da campanha, foi que nesta terça-feira pela manhã (22), a Coordenação de Epidemiologia, da SEMS realizou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), reunião com todos os enfermeiros que atuam nos Postos de Saúde do município e zona rural, onde foram repassadas todas as informações técnicas sobre administração e conservação das vacinas e principalmente sobre os grupos prioritários da campanha. 

 A imunização protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos.


Também devem tomar a vacina pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional.



As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis (cardíacos, renais, hepáticos, hipertensos, diabéticos) ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
A adoção de hábitos simples como a higienização das mãos, ventilação dos ambientes e a utilização de lenços descartáveis são fundamentais para diminuir a circulação dos vírus da gripe. No ano passado foram registrados quatro óbitos em Joinville em decorrência da gripe, dois deles causados pelo vírus H1n1 (gripe A).

E neste sábado (26), será realizado o Dia “D” de Vacinação da campanha. De 8h às 17h, todos os Postos de Saúde estarão abertos, além de mais três pontos de vacinação, que será no (CTA), escola Roberto Fernandes e Praça Célio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o ParagoNews

Minha lista de blogs