segunda-feira, 19 de maio de 2014

Servidores estão parados há cinco dias

Centenas de servidores municipais do quadro administrativo da Prefeitura de Paragominas, nordeste do Estado, estão paralisados desde a última terça-feira. A categoria reivindica do prefeito da cidade, Paulo Tocantins (PSDB), o cumprimento do Plano de Carreiras dos servidores administrativos e o aumento do piso salarial do magistério. O salário atual dos professores é de cerca de R$1.600,00 e está sem reajuste há vários anos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores de Paragominas (Sinsep), Radson da Cunha, os servidores reivindicam ainda a devolução dos descontos indevidos referente ao Plano de Previdência. A situação vem se arrastando na Justiça desde 2007, quando o sindicato entrou com uma ação para que a prefeitura devolva os valores descontados no contracheque do funcionalismo. 
O movimento grevista iniciou na terça-feira, quando cerca de 300 servidores ocuparam a Câmara de Paragominas para denunciar as ilegalidades aos vereadores. À tarde, os servidores realizaram uma caminhada pelas ruas da cidade com a adesão de estudantes e outros servidores do Estado que também estão em greve. 

Os grevistas tentaram ainda audiência com o Instituto de Previdência do município e com o Tribunal de Contas. Uma comissão foi recebida por representantes da prefeitura, que alegou dificuldades devido aos limites com gastos públicos estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 

De acordo com Radson Cunha, houve avanço na negociação de algumas cláusulas da pauta de reivindicação, como a garantia, por parte do Executivo municipal, de equipamentos de proteção individual, o transporte para servidores da zona rural e aquisição de duas ambulâncias, entre outras garantias. 

“Essa parte avançou, mas as três reivindicações principais não tiveram acordo”, informou Cunha. Segundo ele, a greve vai continuar até que o prefeito sinalize com o atendimento dos principais pontos da pauta.

(Diário do Pará) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o ParagoNews

Minha lista de blogs