terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Empresas incentivam o zelo pela segurança no Carnaval

Carnaval é tempo de cair na folia ou no descanso: há quem opte pelos trios, Carnaval de rua, folia nas cidades do interior e quem escolha a época para ir a um lugar tranquilo com a família. Em qualquer uma das situações, a segurança do folião e de quem está ao seu redor é essencial.
            “É fato que nas épocas festivas nos desconcentramos um pouco, muitas vezes podemos vacilar, nos desligar para algumas regrinhas básicas. É importante reforçar isso sempre que podemos”, ressalta Renato Silva, engenheiro de Segurança do Trabalho. Ele trabalha na Albras, produtora de alumínio do polo industrial de Barcarena, onde boa parte das empresas promove campanhas nesse período para sensibilizar e conscientizar os empregados que precisarão trabalhar e os que estarão de folga.
Quem também coloca a segurança na pauta da folia momesca é Imerys, mineradora que atua com caulim, e a Alubar, fabricante de vergalhões de liga e cabos elétricos de alumínio e cobre. Esta última entra nas áreas administrativas e operacionais com o bloco “Carnalubar”, que faz intensa campanha de conscientização entre os colaboradores com a distribuição de folderes e preservativos, além de diálogos diários de segurança nas turmas operacionais, abordando temas como cuidados no trânsito, alimentação, hidratação e proteção solar. 
“A campanha de segurança no carnaval é um dos principais eventos no nosso calendário, pois acreditamos que a melhor forma de trabalharmos em prol da prevenção é conscientizando”, ressalta Nuremberg Soria, coordenador da área de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Alubar.

Saúde e cuidados com a bebida

Folia com segurança foi tema na semana pré-Carnaval na Hydro Alunorte, maior refinaria de alumina do mundo. A empresa reforçou com o público interno no período de 1 a 5 de fevereiro temas considerados sensíveis neste período do ano, como álcool e drogas, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e segurança no trânsito. Foram ministradas palestras em cada área com o intuito de despertar a atenção dos empregados da refinaria e de empresas contratadas sobre os riscos inerentes durante as festas.
Ribamar Silva, gerente da área de segurança, acredita que os temas escolhidos garantem a preservação da vida. “O objetivo é reavivar a memória das pessoas, porque de certa forma, você acaba baixando a guarda nesta época do ano. A gente precisa chacoalhar as pessoas para que lembrem os perigos existentes no Carnaval”, afirma.
Para reforçar os cuidados, a equipe de saúde, segurança e meio ambiente, responsável pela ação, distribuiu quatro mil preservativos durante a semana. Segundo o gerente, as dicas servem tanto para o público interno, como para a população em geral. “Temos a preocupação interna, principalmente por termos empregados que vem trabalhar neste período. Orientamos que um dia antes do retorno para o trabalho as pessoas descansem, bebam bastante líquido, faça uma alimentação leve para que a volta ao trabalho, em qualquer lugar, seja de forma segura e com muita atenção”, ensina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o ParagoNews

Minha lista de blogs