sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Paragominas realiza mutirão para combater o Aedes aegypti

Apesar de não ter registrado nenhum caso de dengue este ano, Paragominas quer erradicar o transmissor causador da doença

A Prefeitura de Paragominas, em parceria com voluntários, realiza o primeiro mutirão de combate ao Aedes aegypti nesta sexta-feira (19), a partir das 8h, no bairro Jardim Bela Vista. Embora o município ainda não tenha registrado nenhum caso de dengue, zika vírus e febre Chicungunya este ano, a Prefeitura vai realizar um grande mutirão de limpeza, com o objetivo de prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito, além de conscientizar a população da importância de manter a limpeza dos ambientes domésticos, eliminando possíveis nascedouros do Aedes.
Durante a ação serão recolhidos objetos e recipientes que acumulam água e que contribuem para a proliferação do mosquito. Agentes de endemias e equipes de voluntários também participarão do mutirão para reforçar as orientações e cuidados necessários para prevenir casos da doença. Outros dois mutirões ainda serão realizados em Paragominas, nos dias 26 de fevereiro e 4 de março, e irão contemplar os moradores dos bairros Laércio Cabeline e Jardim Atlântico, respectivamente.
Segundo o diretor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), Raimundo Martins, apenas três casos de dengue foram registrados ano passado em Paragominas. Este ano, não há registros da doença no município, nem da febre chikungunya e zika vírus. 'Apesar de não haver índices alarmantes, buscamos mobilizar a população a fim de erradicar por completo os casos de dengue em Paragominas. O mutirão, portanto, tem o objetivo de incentivar ainda mais a participação dos moradores e reforçar as orientações e cuidados a serem tomados', explica.
Para o Prefeito Paulo Tocantins, que encabeça as ações de combate ao mosquito, as ações de prevenção precisam ser reforçadas agora, pois já começam a cair as primeiras chuvas do inverno amazônico, o que acaba colaborando para a proliferação do Aedes. 'Durante todo o ano, os agentes percorrem os domicílios cadastrados e realizam o trabalho de prevenção. Por isso, os casos de dengue do município são considerados baixos. Mesmo assim, visto a situação do Estado e do país, pedi empenho de todas as minhas secretarias para combatermos o mosquito transmissor, por meio desta campanha, pois assim, manteremos Paragominas longe dessas doenças', finaliza Tocantins.
Prevenção – Além da coleta de lixo e orientação aos moradores, a ação também acontecerá nas escolas municipais de Paragominas, com atividades pedagógicas sobre o assunto. A ideia é promover o diálogo entre os alunos e conhecedores do tema, a fim de orientar e falar sobre a contribuição da sociedade para esta causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o ParagoNews

Minha lista de blogs