quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

PROJETO “MENINO FELIZ” ENTRA NO 19º ANO DE ATIVIDADES EM PARAGOMINAS

Em agosto de 1997, quando o 19º Batalhão PM, sediado em Paragominas, no sudeste paraense, era comandado pelo tenente coronel Silvano Rodrigues, policiais militares da unidade se uniram para criar o projeto “Menino Feliz”, com a finalidade de retirar das ruas crianças e adolescentes em situação de risco ou abandono social, proporcionando a estes jovens um espaço de bem estar educacional, recreativo e social, estendendo este bem a suas famílias.  
Quase 19 anos depois, os policiais do 19º Batalhão, atualmente sob o comando do tenente coronel Denis Gonçalves, mantém o projeto, fazendo inclusão social, usando o espaço da unidade para receber os jovens da comunidade, ajudando-os a prevenir a exploração do trabalho infanto-juvenil, unindo-se à sociedade civil e construindo um futuro mais justo e melhor para os jovens.
Coordenado pelo sargento José Haroldo Souza, o projeto conta com Assistência Social e integrada equipe de trabalho, como os participantes: Brenda Hayane, Agenor Soares, Romário Santos, Domingas Eliete, Edimilson Alves, Edilson Lima, Gutemberg Sousa, Carolaine Moreno e  Inaldo da Silva, que tem como objetivo refletir junto aos jovens o valor do bom convívio educacional e familiar, unindo assim, Policia Militar e  sociedade na assistência para o respeito à dignidade as crianças e adolescentes e suas famílias.
Trezentos alunos estão matriculados em 2016, oriundos de diversos bairros do município, sendo 150 atendidos pela parte da manhã e 150 à tarde. Deste total, cuja metade é de meninos, alguns foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Juizado da Infância e Conselho Tutelar.
Recebendo instruções diárias de Ordem Unida, Higiene e Capoeira, reforço de disciplinas escolares, artes plásticas, educação religiosa e musical, além de outras atividades que incluem combate a incêndio e técnicas agrícolas e educação ambiental, os jovens são instruídos sob o lema de “Prevenir hoje para não ter de reprimir amanhã”.
O projeto ”Menino Feliz”, conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Paragominas, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, Universidade Estadual do Pará e outros entes parceiros e colaboradores.
Para participar do projeto, o jovem deve atender os seguintes requisitos; Ser voluntário, ter idade entre 8 e 13 anos completos, ter o consentimento dos pais ou responsáveis legais, obter parecer favorável da coordenação do projeto, estar matriculado em um órgão de ensino (escola pública ou particular) e apresentar os documentos exigidos como identidade ou certidão e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o ParagoNews

Minha lista de blogs