segunda-feira, 11 de abril de 2016

Hospital Regional em Paragominas leva informações sobre bem estar no Dia Mundial da Saúde

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, promoverá ações educativas em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, festejado nesta quinta-feira, 7, junto a colaboradores,  usuários e acompanhantes com a finalidade de estimular hábitos mais saudáveis para melhorar cada vez mais a qualidade de vida, através de mudança de comportamento com a prática de ingestão de alimentos ricos em vitaminas e fibras, associado a prática de atividades físicas, entre outras atitudes.

As atividades têm início às 8h, com a palestra com o tema "Promovendo saúde e qualidade de vida”, ministrada pelo diretor de Enfermagem, Clóvis Guse. De 8h às 10h, haverá atendimento aos usuários, familiares e visitantes com aferição de pressão e testes de glicemia e orientações gerais sobre saúde. A mesma programação será realizada de 13 às 15h, também envolvendo os públicos interno e externo.

De acordo com responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), Marciana Ceretta, durante o evento serão distribuindo folders educativos aos participantes. Muitas informações serão repassadas, evidenciando, por exemplo, que levar uma vida mais saudável é a melhor forma de afastar doenças cardiovasculares, obesidade e até câncer.

Algumas dicas serão repassadas durante a comemoração pelo Dia Mundial da Saúde, entre elas: incluir mais alimentos naturais e frescos no dia-a-dia, como frutas, verduras e legumes. Estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras e auxiliam na prevenção de diversas doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão. Evitar o consumo excessivo de gorduras, açúcar e sal.

“Se consumidos frequentemente e em grandes quantidades, aumentam o risco de doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, diabetes”, explicou Clóvis Guse, que pontuou outras hábitos que devem ser adotados: Beber bastante água para hidratar o corpo e garantir que o organismo funcione bem. Uma boa noite de sono auxilia o corpo que precisa descansar para se recuperar e iniciar o dia seguinte com energia. Ela aponta ainda a prática de atividade física regularmente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física por semana. “Parece muito, mas 30 minutos por dia durante 5 dias na semana já fazem toda diferença”. E mais, fazer regularmente o exame PCCU – Preventivo Colo de Útero, Preventivo de Mama e próstata; não praticar auto medicação; fazer testes  glicemia e Aferição de pressão periodicamente. E para encerra, procure regularmente seu médico.

Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o ParagoNews

Minha lista de blogs