quarta-feira, 27 de abril de 2016

Hospitalar regional em Paragominas em combate a hipertensão junto aos usuários

Engajado na luta contra a Hipertensão, que teve seu dia lembrado ontem (26) com campanha e ações educativas. No Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, a mobilização envolveu colaboradores, usuários e acompanhantes que assistiram palestra sobre prevenção da doença que atualmente atinge cerca de 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertenção.

A ação educativa do HRPl foi realizada pela manhã e tarde na recepção do hospital para atender públicos distintos. A palestra foi ministrada pelo cardiologista Leandro Freire, que levou informações de como prevenir a hipertensão para maior qualidade de vida, mesmo sendo portador da enfermidade.

O médico destacou os risco sobre uso excessivo de sal, ingestão de bebidas alcoólicas, uso do cigarro que são fatores que contribuem para o aumento da pressão arterial. “Para evitar a doença que atualmente é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal é necessário manter uma dieta saudável, praticar exercícios físicos, manter o peso ideal, evitar o estresse e fazer regularmente consultas e exames preventivos”, alertou o médico do HRPL.

As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão. Por isso, Lenadro Freire pontuou que uma vez diagnosticado com pressão arterial alta, o paciente deve fazer ingestão correta de medicamento, seguindo as orientações médicas. “Nunca deve-se tomar medicamentos por conta própria ou não tomar a medicação receitada pelo médico”, a palestra motivou os participante que interagiram para outros esclarecimentos sobre a doença.

Os serviços prestados pelo HRPL beneficia usuários de 22 localidades compreendidas pela Região de Saúde Metropolitana III, que é regulada pelos municípios pactuados do 3°e 5° Centros Regionais de Saúde (3° e 5° CRS) com aproximadamente 800 mil habitantes.
O Regional do Leste oferece 70 leitos, sendo que 20 de UTI, dispõe ainda de clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, ginecologia, endocrinologia, mastologia, traumatologia/ortopedia.

Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones(91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o ParagoNews

Minha lista de blogs