segunda-feira, 9 de maio de 2016

Apresentação teatral ensina usuários e acompanhantes do HRPL a higienizar as mãos

Enquanto aguardavam por atendimentos, os usuários e acompanhantes do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, recebiam informações sobre a importância de higienizar as mãos para evitar riscos de contaminação, em comemoração alusiva ao “Dia Mundial de Higienização das Mãos”, ontem, 5.

Um ato simples que evita em 43% o risco de doenças diarréicas, em 16% das doenças respiratórias. Foram algumas das informações repassadas pelos profissionais nas recepções de atendimento do hospital, onde toda assistência é realizada 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o usuário não paga por isso.

Apesar do conteúdo sério, as orientações foram repassadas de forma lúdica e descontraída, por meio de apresentação teatral encenada pelas enfermeiras Jeane Moraes, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e Cristiane Sena Assis, do Serviço de Epidemiologia e Núcleo de Segurança do Paciente.

A abordagem cheia de alegria agradou os presentes que interagiram com as profissionais, que ensinaram a forma correta lavação com água e sabão ou pela fricção com álcool  70%. “Ambos são excelentes, atendendo perfeitamente o objetivo de eliminar os agentes patogênicos”, disse Jeane Moraes, ressaltando que o objetivo é eliminar os agentes patogênicos.

A lavação com água e sabão tem a finalidade de remover a sujeira e a flora transitória (aquela adquirida no contato com pessoas, objetos e superfícies). “É a mais indicada, caso as mãos estejam com sujeira visível (poeira, talco, terra, etc)”, alertou Cristiane Sena. Já no caso da eliminação exclusiva de bactérias, as soluções alcoólicas são mais potentes, mas só podem ser utilizadas caso as mãos estejam limpas, sem qualquer sujidade visível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o ParagoNews

Minha lista de blogs