terça-feira, 10 de abril de 2018

Alunos do CFO recebem o Espadim

“Com certeza, ele, o Espadim, para nós é símbolo, não só da honra e da dignidade, mas como também da responsabilidade para com toda a sociedade”, afirmou o aluno oficial do 1º Ano do CFO, Armando Sidônio Gomes, na cerimônia Cívico-Militar de entrega do “Espadim Coronel Fontoura” aos alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PMPA. O evento foi realizado na última sexta-feira (06), no Comando Geral da corporação e contou com a presença de autoridades civis e militares, além dos familiares dos 152 alunos oficiais que receberam a honraria.

O evento marca o início da carreira militar dos novos cadetes policiais militares e representa uma das mais importantes cerimônias dos futuros oficiais. O Espadim é uma espada em escala reduzida de uma maior, possuindo todas as suas características. É um símbolo que representa o ingresso na vida acadêmica Policial Militar por parte do Cadete ou aluno Oficial.
Teve início no Império Russo, também conhecido como Rússia Czarista, quando o Czar (ou Imperador) Russo Alexandre III decide comemorar a vitória sobre Varna (atual Bulgária), no século XIX, determinando a fabricação de pequenas espadas que, posteriormente, seriam distribuídas aos príncipes do império, como símbolo da nobreza.

No Pará, a tradição do Espadim começa no ano de 1992, por meio do Decreto Estadual nº 1.240 (de 27 de novembro), do Ex-Governador Jader Barbalho. Seguindo as tradições das forças armadas, nas Polícias e Corpo de Bombeiros Militares do Brasil, o Espadim também recebe o nome do patrono da Instituição.

“O recebimento do Espadim pelos alunos oficiais está diretamente ligado à história e à tradição. Estes jovens cadetes são inseridos à toda tradição das instituições militares sob a égide da hierarquia e disciplina, aprendendo a compreender e respeitar valores como o patriotismo, cidadania, fé na missão da Polícia Militar, primazia pelos direitos humanos e espírito de corpo”, declarou o Tenente Coronel Adenilso Rodrigues Júnior, Comandante da Academia de Polícia Militar “Coronel Fontoura”.

“O espadim é símbolo de conquista, realização e dignidade. Representa a transformação do jovem recém-chegado em aluno Oficial. Este representa o futuro, a liderança da nossa instituição, a certeza da manutenção dos valores éticos e morais que fortalecem a PM. O espadim, que acabam de receber, é uma prerrogativa concedida por nossa corporação aos seus futuros oficiais”, concluiu o Coronel Hilton Benigno, Comandante Geral da PM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o ParagoNews

Minha lista de blogs